#dica: Otimizando seu site e conteúdo para os buscadores ( SEO )

E ai pessoa, tudo bem? Vamos falar de SEO?

Ta criando um site/blog e quer saber o que é SEO e como produzir um conteúdo que mantenha uma boa visibilidade para as ferramentas de pesquisa? Pois bem, vou te explicar aqui de forma bem simples o que é e o básico que você pode fazer para começar a produzir conteúdos otimizados para os mecanismos de busca, vamos lá?

SEO – Search Engine Optimization

SEO é uma sigla para “Search Engine Optimization” que traduzindo pro nosso ~tupi guarani~ português significa “Otimização para mecanismos de busca”.

Como o próprio nome diz, são técnicas usadas desde a produção a manutenção dos sites para que ele seja interpretado da melhor forma possível pelos buscadores tornando assim seu conteúdo de mais fácil localização pelos usuários, gerando mais acessos e resultados ao que você deseja.

Otimizar um site para os mecanismos de buscas mais conhecidos hoje ( Google, bing e Yahoo Search ) não é um bicho de sete cabeças, porem, existem vários profissionais no mercado. Se você optar por eles, a primeira coisa que vou te dizer é pra não confiar em quem chegar te oferecendo a posição X ou Y em algum buscador. Isso é ilusão.

Ninguém pode garantir posicionamento nos buscadores por melhor profissional que seja.. são vários fatores que influenciam seu site a ser bem posicionado e um deles é a necessidade do usuário.  Não adianta achar que se seu site vende Maçã, ao digitar maçã na pesquisa a pessoa vai obrigatoriamente ver o conteúdo que você publicou.

A maioria dos buscadores usam geolocalização, preferencias do usuário e várias outras informações personalizadas para indicar um conteúdo.

Agora, se você quer aprender como pode fazer para desenvolver e alimentar seu site, fique atento as 5 dicas do que fazer e do que NÃO fazer para deixar seu site com um conteúdo amigável para esses buscadores:

 

1 Se você não for um profissional de desenvolvimento web, não tente fazer o que você não sabe.

Grande parte do resultado de um bom trabalho de SEO vem do desenvolvimento do seu site/blog. A codificação e programação precisa trabalhar de forma que fique o seu conteúdo condizente com títulos, descrições e outra série de metatags e atributos que os buscadores usam para confirmar se seu conteúdo é realmente relevante.

 

2 Não tente engana-los

Os buscadores mais usados são constantemente atualizados para trazer cada vez mais resultados precisos ao usuário.

Usar títulos da página diferentes do conteúdo que a página oferece para poder atrai-los, por exemplo, é uma péssima forma de tentar alavancar seu site e faz com que o mesmo não se torne relevante, pense bem: Sou o Google e ao escanear seu site vejo que o que você diz no seu titulo não é o que você tem no conteúdo, o que vou fazer? Vou ver que seu site, sua URL, não traz um conteúdo relevante e confiável, com isso, a sua credibilidade com cai.

 

3 Divulgue

Uma grande forma de fazer seu site ter uma boa credibilidade com os buscadores é espalhar a sua URL por ai.

Crie artigos em sites relacionados a isso e indique seu site como fonte de conteúdo, faça publicações em redes sociais e em sites de terceiros usando sua URL. Os buscadores também avaliam se sua url é famosa por ai pra colocar seu conteúdo na frente dos demais. Isso é simples de se fazer e traz um resultado bem bacana.

 

4 Conteúdo bem feito é tudo!

Crie conteúdos bem descritivos e não fuja do titulo da sua matéria. Quanto mais relevante for seu conteúdo melhor posicionado ele será. Procure usar bastante palavras chaves do titulo no texto que você escrever, isso mostra para os buscadores que o que você diz que tem naquela página realmente existe, assim, ele terá mais credibilidade pra exibir o seu conteúdo pra quem estiver procurando.

 

5 Mantenha-se sempre atualizado

Site parado não é legal. Mantenha seu site sempre atualizado para que ele possa ser melhor posicionado pelos buscadores. O Google, por exemplo, a um tempo atrás atualizou seus códigos dos buscadores para poder dar maior relevância a sites que são atualizados mais periodicamente.

 

Seguindo esses passos acima, você certamente terá um site digno de ser bem visualizado pelos mecanismos de busca e, se o tipo de conteúdo que você propor for bastante procurado e seu site bem feito, tenha certeza que ele lhe trará ótimos resultados.. Mas lembre-se: Não adianta chamar um ‘sobrinho’, ‘primo’ ou ‘amigo de um amigo’ pra desenvolver seu site, cuidar de todo conteúdo e SEO. Profissional é profissional. Procure sempre dar valor a eles. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *