O que é Inbound Marketing?

Em alta, o “ Inbound Marketing ” vem saindo em muitas salas de aula, reuniões de briefing e palestras. Tendência desde quando surgiu em 2009, se mantém firme e forte por um grande motivo: FUNCIONA!!!

O Inbound Marketing, literalmente dizendo, é um “marketing de atração”, onde a empresa usa técnicas para atrair voluntariamente clientes para sua marca/produto.

O Inbound Marketing gera um conteúdo mais casual que apareça para o usuário como algo que ele realmente esteja procurando, já o outbound lança a informação na tela na espera de que aquilo atraia o usuário independente se ele procura / se interessa ou não.

Mas como consigo saber se meu conteúdo é de interesse daquele determinado usuário?

Através dos Big Datas!
Você pode e deve procurar o máximo possível coletar informações de seus usuários. Sabe aquele formulário de newsletter que todo mundo coloca no seu site e muitas vezes não vê real utilidade a não ser o próprio envio de news? Que tal adicionar mais alguns campinhos? Que tal perguntar pro usuário se ele é do sexo masculino ou feminino e a faixa de idade, por exemplo? Isso tudo são informações valiosas para se ter. Porque são? Vamos supor que você tenha um ecommerce de cosméticos. Você saber se é do sexo masculino ou feminino o usuário que você vai enviar a campanha, vai te ajudar a direciona-la a quem de fato é o público-alvo dela. Ao invés de enviar a campanha de creme de mãos para todas os usuários, que tal você enviar essa campanha para todas as mulheres e fazer uma outra de creme de barbear, por exemplo, e enviar para todos os homens? Com certeza iria te trazer mais resultados, não é mesmo? E quanto mais informações você tiver dessas pessoas, mais direcionado seria o seu trabalho em cima dela.

Esse tipo de técnica são técnicas de Inbound Marketing que todos podemos aplicar sem ter muito trabalho em reformulações, sem muito gasto e com ótimos resultados.

E ai? O que achou?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *